quinta-feira, 7 de abril de 2011

MENSALÃO


Resolvi retomar a questão da candidatura do ex – presidente Luís Inácio Lula da Silva, e achei um assunto que já foi uma das principais pautas do Brasil, o “Mensalão”. Devemos frisar que ninguém foi julgado até hoje, e os culpados não foram punidos.


Julgamento do mensalão pode sair em 2050, diz Lula nos EUA

O ex-presidente Lula disse hoje que o julgamento do mensalão pode ficar só para 2050 se o STF (Supremo Tribunal Federal) incorporar ao processo o novo relatório produzido pela Polícia Federal.
Questionado por jornalistas, Lula disse que que não "teve a chance de dar uma olhada" no relatório. Mas afirmou que se o relatório for anexado, "todos os advogados de defesa vão pedir prazo para julgar". "Então, vai ser julgado em 2050. Então, não sei se vai acontecer", disse o ex-presidente após dar uma palestra para a Microsoft em Washington EUA).
O relatório confirma em detalhes que existiu um esquema de desvio de dinheiro público para o PT e partidos aliados do governo no Congresso. O texto traz as conclusões de um inquérito aberto em março de 2007 para aprofundar as investigações sobre a origem do dinheiro do esquema e seus beneficiários.
O relatório foi entregue há cerca de um mês pelo delegado Luiz Flávio Zampronha e suas principais conclusões foram reveladas pela revista "Época" desta semana.
Segundo o blog do Josias, o novo relatório não será anexado à ação penal que corre no STF, pois vai compor outro processo que corre em segredo no Supremo desde 2007 e se encontra ainda na fase de inquérito.


Postagem de Eduardo Turella



23 comentários:

  1. A maior prova e que a justiça Brasileira irá julgar compactuando para defender interesses muitas vezes obscuros, dos mais poderosos beneficiando assim uns poucos previlegiados, mantendo-se distante dos interesses do cidadão comum que representa a grande maioria da população, uns dos fato e o Sr. Maluf por ex. ser eleito um deputado de conseqüência que esse senhor não pode colocar os pés fora do Brasil, que imediatamente é preso acusado de desvios públicos depositados (espraiado) em contas de paraísos fiscais
    (este é apenas um dos mais variados mensalões ou sacolões ou cuecões, somente no Brasil á inércia PREVALECE)

    ResponderExcluir
  2. O mensalão mostra o quanto ainda a nossa justiça deve melhorar, e que ainda prevalece o ditado: “Quem pode mais chora menos” cadê a justiça, enquanto continuar assim o Brasil nunca ira progredir, continuaremos com políticos cada vez mais corruptos, pois sabem que ninguém os punes então continuaram roubando do povo Brasileiro, e nós continuaremos trabalhando, e sustentando os mesmos que além de ganhar salários altíssimos ainda nos roubam.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não é difícil comentar sobre esse tema, mas vergonhoso sabermos que a mídia noticiou por muitos dias, e se calou, pois o meio de comunicação é elo que nos liga diretamente aos acontecimentos. O que podemos dizer, não é mesmo? Se só sabemos o que querem. O desfecho dessa historia nem todos vão ficar sabendo, não consigo entender o porque de tanto desvio de recurso, pessoas que tinham o dever de zelar pelo cumprimento da nossa legislação, pela honra do nosso país e pelos votos a eles confiados, é realmente muito triste, decepcionante presenciar essa vergonha no meio político.

    ResponderExcluir
  5. As provas não provam mais nada em Brasília.

    “O teste grafológico aponta que a assinatura é minha, mas não é!
    Quem me garante que o grafocopista não foi comprado?
    Eu sei que existem provas mas eu sou inocente”.

    “Não sei como apareceu a marca de batom na minha cueca, quando vi já estava lá.
    “Devem ter me sedado e feito esta marca ai para me incriminar”.

    É impressionante a capacidade de negar o inegável, refutar o irrefutável. As provas não provam mais nada e a justiça é morosa, só autoriza um aborto em caso de estupro quando o “feto” está com 80 anos e ai tem que ser abortado com pauladas na cabeça ou fuzilado.

    Em Brasília não existem mais inocentes, existem cúmplices.

    ResponderExcluir
  6. Cada brasileiro deveria marcar o nome dos envolvidos, e dos amigos deles, para que na proxima eleição não os colocassem novamente no poder. Mas a maioria da população também não tem interesse em discutir política.Nada vai acontecer, é muito triste, e saber que a maioria do povo fica quieto, engolindo as aberrações do congresso e dos politicios….fazer o que…

    ResponderExcluir
  7. Inaceitável. É essa a palavra com a qual descrevo mais esse episódio da política brasileira. Muito bem lembrado pelo colega Eduardo, pois a memória do brasileiro é curta, e se não aparecer na mídia daqui algumas eleições é provável que envolvidos nessa vergonha estejam novamente por aí no governo, levando mais dinheiro de forma ilícita do povo.

    ResponderExcluir
  8. Este episódio e tantos outros que já vimos dessa natureza, explica alguns textos postados anteriormente por nossos colegas, como o problema na educação pública, aposentadoria...São milhões desviados para o bolso de alguns que deveriam ser inventidos em melhorias para todos. Enquanto houver pessoas desse nivel (se é que tem algum nivel)nos representando e governando nosso País, as melhorias almejadas por todos, ficarão sempre para o amanhã.

    ResponderExcluir
  9. Esse é um tema muito complexo e complicado, pois são pessoas de autoridade que estão envolvidas, e como a justiça do Brasil é um pouco lenta em ralação a esses casos “interesse”, enquanto isso os culpados ficam la até cumprirem seus mandados ou se aposentarem por “trabalhar” demais, e nem se preocupam em agir corretamente pois sabem que não serão punidos.

    ResponderExcluir
  10. Quem sabe o problema não seja somente da justiça morosa, mas principalmente de quem insistiu tanto em permanecer políticos dessa qualidade em nosso governo.

    ResponderExcluir
  11. O que não falta é adjetivo para desvio de verbas públicas, mensalão, sanguessuga, cuecão, etc..., o que realmente falta e punição, mas não me lembro de nenhum resultado de CPI que políticos perdessem cargos, ou melhor, pelo menos devolvessem essas verbas desviadas aos cofres públicos. É vergonhoso ouvir um presidente ironicamente dizer sobre julgamento de mensalão para 2050, isso deixa claro o corporativismo no alto escalão da justiça brasileira, onde as escolhas de ministros para STF são indicados conforme a vontade política vigente. Resta- nos então esperar... só esperar, mas cuidado para não esquecer o ano.... 2050.

    ResponderExcluir
  12. De fato a justiça brasileira é lenta e em alguns casos não tão eficaz, esse é um dos casos...dizer que o mensalão vai ser julgado em 2050 é um tanto vergonhoso para o Brasil sendo ele exemplo para os EUA e para outros países, deixando assim a desejar na justiça e no quadro político de nosso País.

    ResponderExcluir
  13. O interessante sobre o artigo, é o fato de se ocorrer um julgamento o mesmo está previsto para 2050, e que provavelmente os réus por assim dizer estarão mortos, vale ressaltar que o fato de a justiça estar sendo lenta é que o processo tramita perante o Congresso Nacional uma exceção à justiça comum, julgadores da lei difícil, cúmplices seria o termo mais correto.

    ResponderExcluir
  14. O culpado dessa história não são os politicos mas sim o povo,pra que melhor exemplo que o do tiririca.O povo vota em quem faz graça e não em quem trabalha e faz acontecer.

    ResponderExcluir
  15. " Isto é uma vergonha". Uma frase de um âncora de uma emissora de telejornalismo brasileira. Este processo chamado "mensalão" nunca terá fim porque figuram no banco dos réus políticos, pessoas poderosas, e esse caso não é isolado, é apenas mais um e impune. Bandidos que roubam milhões, teriam que estar atrás das grades, mas por serem políticos, estão todos em liberdade! Isto é revoltante...

    ResponderExcluir
  16. O ocorrido relacionado ao mensalão é outro exemplo da impunibilidade, implícito em nosso país. A única forma de nos protegermos contra estas arbitrariedade é através do voto consciente. Delegando poderes a representantes de conduta ética profissional e realmente interessados em propor soluções de relevante teor nacional.

    ResponderExcluir
  17. É nesses momentos que sinto vergonha de ser brasleira, pois com tanta pobreza que existe no país ainda temos que ver o nosso dinheiro suádo ir para as mãos de políticos corruptos, que nem são punidos com a devida severidade que deveria ser.

    ResponderExcluir
  18. É uma vergonha isso , e da pra todos ver como são nossos representantes... como deu pra ver , o relatorio confirma que foi desviado dinheiro publico para o PT, e como diz lula sera julgado em 2050. Infelizmente é isso mesmo que acontece!

    ResponderExcluir
  19. Inaceitável! Lembramos do caso do mensalão, mas por acaso nos lembramos dos vários nomes envolvidos nesse episódio da politíca brasileira? É olha o ficha limpa vigorando em 2012!Vamos nos recordar de todos os escândalos que ja passamos! Os crimes de colarinho branco e tudo que envolve políticas públicas, que afetam uma sociedade inteira, deverim ter investigação e julgamento imediato!

    ResponderExcluir
  20. Sem palavras! Nosso presidente quem mais deveria se preocupar com a corrupção, e com todo esse dinheiro retirado dos cofres públicos, saí Brasil a fora colocando o seu país na lama, quantos mensalões ainda teremos? Infelizmente é a corrupção, sem punição. Brasília é sinônimo de piada, mas quem são os verdadeiros palhaços?!

    ResponderExcluir
  21. Francamente, tem coisas que é melhor nem comentar em se tratando de política. Agora fiquei na dúvida, por algum acaso o Lula formou-se em Direito nestes 8 anos que esteve viajando pelo mundo? Agora é Ministro do Supremo Tribunal Federal? Ele é Relator do Processo do Mensalão? Ou ele quem inventou o Mensalão? Ele esta certo da impunidade, deixou tudo dominado e aparelhado! Não foi atoa que deixaram uma divida monstruosa! Taí, ele desafiou a justiça, e aí, como é que fica???

    ResponderExcluir
  22. “Lula disse que não teve a chance de dar uma olhada no relatório. Mas afirmou que se o relatório for anexado, todos os advogados de defesa vão pedir prazo para julgar. Então, vai ser julgado em 2050. Então, não sei se vai acontecer”
    Isso é uma prova de que a corrupção não vai acabar! Deveria ser feito a justiça imediatamente e não esperar até 2050, pois se fosse qualquer outra pessoa, estaria atrás das grades, mais como são políticos tende esperar para serem julgado.

    ResponderExcluir
  23. o Osama tinha que fazer uma "visitinha" no congresso, e nos diversos "palácios" existentes em Brasília. Pelo menos ninguem ficaria triste, como foi no 11 de setembro. hahaha!

    ResponderExcluir