sexta-feira, 8 de abril de 2011

Doação de Órgãos pode ser obrigatória?

Em meio a tragédia vivenciada pelas famílias, das vitimas do atentado em Realengo/RJ, onde um “psicopata” invadiu e  atirou em crianças matando 12 crianças e ferindo a outras 18 crianças da Escola Municipal  Tasso da Silveira. Na data de 07 de abril de 2011, um marco na história da educação brasileira.

Entretanto um fato que me surpreendeu, foi que em meio a um cenário tão caótico, as famílias de 4 crianças por enquanto, anunciaram que doaram os órgãos de seus filhos mortos, uma ato de extrema solidariedade.

Conforme matéria do site terra.com.br
Na hora da dor, familiares dão exemplo de solidariedade. Até as 20h desta quinta-feira, quatro famílias já tinham doado órgãos de estudantes mortos na tragédia ocorrida nesta manhã, na Escola Municipal Tasso da Silveira, na zona oeste do Rio de Janeiro. Foram removidos o tecido ósseo e as córneas de quatro alunas.
A coordenadora do Banco de Olhos de Volta Redonda, Lucia Miranda, afirmou que o aproveitamento de órgãos como coração, fígado e rim, só ocorre quando há morte encefálica, o que não ocorreu no caso das alunas. "Com o coração parado, só podemos retirar o tecido ósseo, a pele e as córneas", explicou Lucia, que ainda afirmou que, no caso das córneas, independe o tipo sanguíneo para recebimento.
Lucia se deslocou de Volta Redonda até o Rio de Janeiro para realizar a retirada das córneas das vítimas, que serão encaminhadas para o Banco de Córneas do Estado do Rio de Janeiro” .


Fica a questão a ser debatida, a doação de órgãos, como meio de garantia de saúde pode extrapolar os limites da vontade dos familiares e entrar na seara legal, onde fica obrigado a doação de órgãos? 

32 comentários:

  1. É uma questão muito difícil, pois se trata de um momento delicado e sofrido para os familiares. E tomar essa decisão de doar órgãos, para quem perde um ente querido, é como se fosse fazer sofrer mais ainda aquela perda. Sei da importância, temos essa consciência, que estaremos ajudando a salvar uma vida, e doar não deve ser obrigatório, mas sim um ato de amor superior a toda dor daquele momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai deixar para os bichos escrotos, baratas, moscas, bigatos etc

      Excluir
  2. O que aconteceu no Rio de Janeiro concerteza é muito triste, e abala a todos, na minha opinião a doação de órgãos não deve ser obrigatória, e sim feita de coração, pois todos teêm a consciência de que estaram ajudando a salvar outras vidas, porém que nem a nossa colega Andréia disse já a sofrimento por parte da família que perde um ente querido, então deve ser uma ato solidário e não obrigatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você, estas familias ao saber que foram para outra pessoa, com certeza se sentirá que seu ente está mais vivo do que nunca.

      Excluir
  3. Além de absurda a doação compulsória de órgãos é incosntitucional

    ART. 5° da CF

    VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem aprovou está lei, a entrada no paraiso de Deus, será longo e dolorido.

      Excluir
  4. A doação de órgãos é uma questão de educação, de cultura. Nós brasileiros ainda somos muito tradicionalistas e temos algumas visões religiosas que acredita que "não é bom" retirar algum órgão. Na verdade nem sabe porque, mas acha que não deve e pronto ... só as novas gerações conseguirão aos poucos mudar isto.
    Li por aí um artigo que me deu muito o que pensar que dizia que nós temos crenças religiosas diferente um dos outros, tipo sanguíneo e tecidos diferente. Mas o fato de um indivíduo poder dar a outro uma segunda chance é uma prova, de que nossas semelhanças são muito mais fortes do que as particularidades que nos dividem.
    E acho que doaçao de orgao deve ser um ato de amor e nao obrigatória.

    ResponderExcluir
  5. A doação de orgãos é uma atitude nobre, que deve partir dos familiares, tendo esses a faculdade da doação. Todos temos que ter consciência de que não é facil tomar uma decisão dessas no ato do acontecimento ( como há de ser para que os orgãos sejam aproveitados), mas acho que não há motivo mais aconchegante, para as pessoas que perderam um ente querido, do que saber que podem salvar vidas.

    ResponderExcluir
  6. a doação de orgão é uma atitude de amor para com o ser humano para com seu proximo, é algo que deve ser espontanio e nao obrigatorio

    ResponderExcluir
  7. A doação de órgãos deveria ser uma questão cultural implantada até mesmo nas escolas, pois ainda é uma das únicas maneiras de salvar vidas no mundo. Logicamente que a religião de cada familia tem o direito de achar ou nao certo essa questão, mas a sociedade deve compreender a importancia e o governo implantar campanhas para o apoio a doação de órgãos, assim como agilizar os meios para o transporte deles.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza o Brasil inteiro ficou chocado com a tragédia que ocorreu no Rio de Janeiro. Na minha opinião, a doação de órgãos é muito importante pois pode salvar muitas vidas, mas penso que cada pessoa deve ter o interesse de doar seus órgãos, sendo este um ato de amor, e não de obrigatoriedade.

    ResponderExcluir
  9. No caso da seara legal,
    acredito que isso nunca venha a acontecer porque isso é questão de escolhas para as famílias e não obrigatoriedade.
    Devemos incentivar a doação de órgãos sim, porque uma vez a pessoa entra em óbito, seus órgãos ja nao irão servir mais para nada à ela.
    Porque então não salvar outras vidas com esses órgãos?
    Uma questão de muita reflexão e de cultura mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Doação de orgãos dependem da vontade do ser humano, a abrigatoriedade e inlegal, a nossa carta magna exclui esta formas de inrregularidades, inviolação da liberdade nas formas da Lei.

    ResponderExcluir
  11. Amar ao próximo... a doação voluntária de órgãos é a concretização dessa afirmação, mas sabemos que esse assunto é bastante polêmico, justamente por envolver religião, cultura..., onde todas terão que ser respeitadas, inclusive a vontade personalíssima de dispor do próprio corpo.
    Enfim o valor desse gesto é imensurável, pois trás renascimento, é prova de solidariedade grandeza de espírito e nobreza humana. Fica uma citação Bíblica “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” João 15:13

    ResponderExcluir
  12. Em minha opinião não, se for obrigatório deixara de ser solidário, portanto não acredito que a seara legal deve intervir nesse assunto cada um tem o direito de escolher por si, essa é uma decisão que deve ser tomada em vida e convocada aos seus familiares, e não uma imposição do Estado!

    ResponderExcluir
  13. Pessoal!!!
    Está ai uma ótima idéia de Projeto de Extensão: DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.
    Att.
    Prof. Daeane

    ResponderExcluir
  14. doação de órgãos.não diria que deveria ser obrigatório,pois é uma escolha de cada pessoa, é uma bela escolha. A escolha de dar uma chançe a mais ao proximo,seria a segunda chançe dada a outra pessoa.

    ResponderExcluir
  15. Por se tratar de matéria inconstitucional, tal realidade infelizmente não se realizará, entendo que a prática sendo obrigatória poderia sim vir a mudar uma realidade social, embora deve a mesma ocorrer de maneira espontânea e não compulsória, sendo que deve-se inserir como valor social a doação de órgãos. Cada um deve fazer a sua parte, eu já declarei diversas vezes a meus parentes, que caso venha a morrer quero sim doar meus órgãos, pois mesmo em meio à morte com a doação de órgãos surge uma nova chance de vida.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. A Doação de órgãos é uma forma de demonstração de amor suplemo. É uma decisão voluntária e nunca deve ser obrigatória, o que deve ser feito é a conscientização das pessoas, familiares, que poderão ajudar a salvar uma vida que esta precisando de ajuda. Eu sou favoravel.

    ResponderExcluir
  18. Caros colegas esqueci de mencionar meu nome na postagem do texto esse foi postado por mim ok. Natane Rocha ;)

    ResponderExcluir
  19. Eu particularmente vou doar os meus orgãos, pois sei que fazendo isso posso ajudar quem esta nas filas de hospitais a espera de um transplante. Mais não sou favoravel à obrigatoriedade de doação, pois cada um deve ter a escolha se deseja doar ou não.

    ResponderExcluir
  20. Além de inscontitucional é totalmente contra a liberdade de escolha das pessoas. Como a maioria dos seguidores do blog já frizaram, a doação deve ser um ato de amor e solidariedade, não uma obrigação.

    ResponderExcluir
  21. Nenhum ser humano é obrigado a fazer o que não quer. Os familiares só devem permitir q esses orgãos sejam doados caso fossem de consetimento deles. A doação é algo bonito sim, pois pode salvar vidas de pessoas que estam em situação caótica de saúde e que estão a beira da morte. Ninguem pode ser obrigado a praticar nenhum ato que não agrade a si mesmo.

    ResponderExcluir
  22. A doação de orgãos é uma atitude abençõada. Mas é algo pessoal e familiar, não concordo com a obrigação.

    ResponderExcluir
  23. Não existe base ser obrigatório a doação de orgãos, porém todos deveriam ter ainda mais informações pois é um ato necessário, todas pessoas deveriam querer por si doar seus orgão, ninguém sabe quando irá precisar. Não terá mais utilidade para quem morreu, então porque não deixar outra pessoa usufruir?

    ResponderExcluir
  24. Eu acredito que a doaçao de orgaos nao deve ser obrigatoria mas sim ser ensinada de forma que as pessoas por vontade propria doem os orgaos pois isso é questao de cultura e educaçao. Deveriam enfatizar esse assunto nas escolas ensinando desde de pequeno a importancia da doaçao de orgaos.

    ResponderExcluir
  25. A Doação de órgãos é uma atitude de amor e compaixão ao próximo, mais não sou a favor de ser obrigatório, pois acho que tem que ser doado de coração.

    ResponderExcluir
  26. A escolha de doar seus órgãos, ou de algum parente próximo, deve vir por escolha própria ou de seus familiares, NÃO concordo com a doação obrigatória, muitas vezes os familiares podem se encontrar em situações delicadas, mas a doação deve partir de cada um e não ser uma obrigação. Não desconsiderando que é muito importante esse gesto de carinho e amor, e de que muitas lutam para conseguir viver à espera de um órgão, mas acabamos perdendo o direito de escolha sobre nosso próprio corpo.

    ResponderExcluir
  27. A criação de programas de incentivo de doação de órgãos é de suma importância, o que se precisa é de uma campanha muito forte inclusive nas escolas para que as pessoas se sensibilizem com a necessidade da doação. Incentivar a conscientização é o ponto crucial. No entanto tornar a doação obrigatória, fere princípios da nossa Carta Magna. Acho que o cidadão deve ter o direito de escolher o que acha correto. Sou explicitamente contra a obrigatoriedade, principalmente porque já passei por uma situação semelhante. Casos de transplantes de órgãos geralmente envolvem muito dinheiro, isso não transformaria a vida humana em mercadoria??? Se fosse obrigatório não seria doação!!!

    ResponderExcluir
  28. Guilherme Melo disse...

    Eu acredito que a doaçao de orgaos nao deve ser obrigatoria mas sim ser ensinada de forma que as pessoas por vontade propria doem os orgaos pois isso é questao de cultura e educaçao. Deveriam enfatizar esse assunto nas escolas ensinando desde de pequeno a importancia da doaçao de orgaos.

    (2)

    - Faço das suas palavras as minhas, caro colega Guilherme, isso deve partir de cada pessoa, e nao ser uma obrigação.

    ResponderExcluir
  29. A doacao de orgaos é inconstitucional pois a cf é baseada na vontade soberana da pessoa e a lei civil diz que a iltima palavra é da familia,esse monstro de lei fere garantias humanas de ser detentor do proprio corpo como "a familia autorizou" a familia doa algo que nao é deles,a lei fere constituição federal,e outro artigo "ninguém sera obrigado a fazer nada exceto por forca de lei"e a lei nao obriga ninguem a doar orgaos,mas passa pra familia esse direito,portanto essa lei é inconstitucional

    ResponderExcluir