quinta-feira, 7 de abril de 2011

Só no Brasil


Reportagem extraída da revista EXAME, edição 988 de março de 2011.

Postado por Francisco Tchesco.

26 comentários:

  1. Embora acredite serem muito fortes os argumentos para aprovação do beneficio é inviável economicamente dado o grande impacto que a medida geraria aos cofres públicos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Acho que tem sim que ter uma aposentadoria mas isso tem que ser feito com muito cuidado para não acarretar problemas futuros. Já é provado por pesquisas que o Brasil, no ritmo que está, será um pais que terá mais idosos do que contribuintes ativos, um dos motivos, devido ao aumento na espectativa de vida dos brasileiros, a taxa de natalidade baixa..., causando um desequilíbrio no benefício da aposentadoria.Ex: O Japão enfrenta um defcit enorme no benefício da aposentadoria em decorrencia de ser um "país de idosos".

    ResponderExcluir
  4. eu acredito que todos tem direito a um aposentadoria desde que seja contribui pois isso pode trazer problemas futuros, pois havera mais pessoas aposentadoas do que pessoas contribuintes

    ResponderExcluir
  5. É notável a importância das mulheres donas de casas, pois são a estrutura de muitas familias, deveriam elas sim receber um auxílio como aposentadoria, mas sem extrapolar os gastos públicos. O governo na minha opinião pode balancear os aumentos de ministros por exemplo e gastar e outras questões de maior imporância social.

    ResponderExcluir
  6. É um absurdo o que acontece no Brasil, milhões de pessoas passando necessidade sem ter moradias própria, se ter o que comer, e o governo gastando com aposentadoria para donas de casa, e para funcionários públicos, que sai de casa só pra dizer que trabalha, pra quem ta de fora e vê o que esta acontecendo acha que o Brasil não tem mais aonde por tanto dinheiro, mas em vez de viver só de aparência devem agir, e investir no que realmente importa para o crescimento do Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Tanta gente passando fome, sem ter onde morar, tantas escolas, hospitais caindo aos pedaços, e o governo pensando em criar regimes de aposentadoria para donas de casa! Em vez de se preocuparem com o que realmente importa, desse jeito o Brasil nunca ira progredir, mas sim regredir casa vez mais, pois ficam pensando em gastar milhões e milhões com coisas supérfluas.

    ResponderExcluir
  8. Sou favorável à aposentadoria das donas de casa, desde que haja uma contribuição. Mas infelizmente nossa realidade econômica não nos dar essa condição. Como já foi citado no artigo, a previdência fecha com déficit anual de aproximadamente R$ 50 bilhões, esse rombo só iria aumentar, levando o Brasil a uma falência irreversível.

    ResponderExcluir
  9. Nao vejo como um problema de gastos públicos uma aposentadoria para donas de casa, vez que o déficit acredito que seja com os gastos dos salários dos políticos e não com aposentadorias mínimas para a população.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que todos os trabalhadores deveriam ser assegurados com previdência, seja privada ou publica, incluindo as domésticas. Entretanto devido o rombo previdenciário que o Brasil enfrenta seria inviável no momento aprovação dessa lei.

    ResponderExcluir
  11. Do que adianta investir em programas sociais... seja no bolsa rosa ou em qualquer outro, se o dinheiro investido só sair dos cofres públicos, como a própria crítica já diz, em tempos de ajuste fiscal em vez de só dinamizarem o dinheiro público, não “dinamizam” um pouco de seus respectivos salários!

    ResponderExcluir
  12. Acredito que não há argumentos que justifique, precisa-se mudanças drásticas em nossa CF.

    A profissão, no Brasil, é regulamentada pela Lei 8213, de 24 julho de 1991, para fins de previdência social. A lei assegura-lhe alguns benefícios já garantidos aos demais trabalhadores, como aposentadoria por invalidez, por idade e por tempo de serviço. Para fazer jus a direitos, como auxílio-doença, precisa ter no mínimo 12 meses de contribuição previdenciária; para receber o salário-maternidade, são necessários dez meses

    Ressaltamos que a aposentadoria por idade ocorre aos 60 anos; por tempo de serviço, após 30 anos de contribuição previdenciária.

    ResponderExcluir
  13. Dois lados de uma moeda, e uma prática errada somadas revelam fatos de uma realidade social, o primeiro lado da moeda é sim a necessidade de se receber o auxilio estatal, o segundo o rombo no setor previdenciário brasileiro e a prática errada é a de políticos que em vez de conter gastos, expandem os mesmos a valores exorbitantes, seria a solução mais sensata a de se repensar a renovação do setor previdenciário bem como ações que venham a conter os gastos públicos.

    ResponderExcluir
  14. pq mais gastos que o brasil tem para manter quem esta no poder, para manter os orgãos publicos e as regalhias que eles tem,pq não cortar um pouco desses gastos e assegurar pessoas como essas donas de casa.

    ResponderExcluir
  15. É correto que todos os Brasileiros tenham o direito a aposentadoria, como é o caso das donas de casa, só que para que isso aconteça hoje vai ter que ter vontade política e administras os gastos públicos, que infelizmente esta muito longe de acontecer. É uma vergonha o que acontece em nosso país, e para mudar é necessário fazer uma reforma e dizer não aos políticos corruptos ou aqueles que legislam em causa própria.

    ResponderExcluir
  16. É condizente o benefício a essas mulheres, mas entretanto realmente devemos analisar aos gastos orçamentários que tal beneficio produzira. Em contraste com isso temos os benefícios exorbitantes com parlamentares, auxilio viajem, alimentação, moradia, etc.
    A situação remete um sentimento de nulidade onde milhões de pessoas passam por necessidades financeiras, enquanto poucos esbanjam nossos tributos de forma vexatória.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com a opnião da Thais, acho que as mulheres que dedicaram a vida a cuidar dos maridos e dos filhos mercem sim uma aposentadoria.

    ResponderExcluir
  18. Não é tão inviável assim para o governo, desde que realmente haja uma contribuição das donas de casa. Existem mulheres que passam a vida toda dentro de casa e cuidando da família, acredito que pode ser considerado um trabalho e que possa vir a ter uma futura aposentadoria, por outro lado, também existem homens 'do lar' e ai fica a dúvida se eles também receberiam aposentadoria.

    ResponderExcluir
  19. Isso é uma novela que parece não ter fim! Os políticos tem gastos exorbitantes com viagens, carros, assessores, dentre outras coisas. E o trabalhador que contribui a vida inteira, na hora de tirar a aposentadoria, sofre com as burocracias existentes.O Governo arrecada muito e tem o dever si, de auxiliar a população em todos os setores. Essas mulheres merecem sim, terem uma aposentadoria, afinal trabalharam muito e também têm o direito de receber o que ja contribuiu para o Governo.

    ResponderExcluir
  20. Acredito também que aposentadoria a donas de casa é sim necessário, poís a casa , os filhos, muitas vezes a impedem de trabalhar, eu acredito que o dinheiro público não é bem distribuido, há muitos e muitos gastos desnessários.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. É uma proposta que causaria grande impacto na economia, porém sabemos da importancia da dona de casa, que abre mão de uma profissão para se dedicar á familia. Creio ser necessário qualificar esta proposta para então visualizar isto na prática, uma vez que hoje em nosso pais, temos um número altíssimo de donas de casa, que se enquadrariam nessa aposentadoria, é necessário um meio acessível para que essas possam contribuir durante a vida, para que na velhice possam ter um descanso digno, ja que muitas passam a vida se dedicando a família e na velhice ficam sozinhas.

    ResponderExcluir
  23. É um direito a mais para as mulheres que necessitam desta ajuda, desde que como todos façam uma contribuição e prove sua situação como trabalhadora e dependente não vejo nada de errado, todos temos direitos.E a nossa política é tão suja, pelo menos é um gasto com quem realmente necessita.

    ResponderExcluir
  24. Ser dona-de-casa alguns anos atrás era praticamente a única opção das mulheres, mas, hoje, pode ser apenas uma escolha. Concordo com o beneficio a essas donas de casa, pois elas assumem um cargo muito importante, abrem mão de seus objetivos para se dedicar a sua família e também Não acredito que isso venha a prejudicar.

    ResponderExcluir
  25. É de grande apreciação o projeto, reconhecendo a importância do trabalho das donas de casa, no entanto a proposta vai de contramão do controle de gastos pregado pelo governo. O tema deve ser discutido com equilíbrio e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  26. É inviável, pois já há muitas fraudes na previdência brasileira, se for implantado mais essa "brexa" imagina o caos que se tornaria. Quem pode provar que trabalhou por tanto tempo em casa? nao há documentos. Qualquer pessoa porderia requerer tal benefício de má fé.

    ResponderExcluir