quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tiririca diz estar "meio perdidão"

A eleição passou, porém ainda existe uma curiosidade muito grande de minha parte sobre o candidato eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR/SP), o popular Tiririca. Não tenho nada contra o senhor Francisco, afinal se o Exmo. Juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, da 1.ª Zona Eleitoral da Capital do Estado de São Paulo, acredita que ele é capaz de exercer a pasta delegada ao então Deputado Federal, quem sou eu pra dizer que não é.

Entretanto, algumas coisas me indignam. Como entender 1,3 milhões de votos? Acredito que estes são votos revoltados de uma população que já não sabe pra onde correr, diante de tanta corrupção.

 

Trouxe para vocês uma entrevista da revista Veja On line do dia 08/02/2011 onde o “Tiririca” diz estar “meio perdidão”, no meio em que se encontra.

 

 

Nenhuma surpresa na estreia do palhaço-deputado na Câmara: ele assinou documento sem saber o que era e decorou gabinete com um chocalho de cabra.

 

"O que é que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto". Esse era um dos motes do então candidato Tiririca, durante a campanha eleitoral de 2010. Passada a primeira semana na Câmara dos Deputados, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR/SP), ainda não sabe explicar a seus 1,3 milhão de eleitores o trabalho que terá de desempenhar no legislativo. Nos dias de estreia, o ato mais significativo do deputado mais votado do Brasil foi assinar o pedido de abertura da CPI do DPVAT (destinada a investigar denúncias de irregularidades no seguro obrigatório de veículos automotores). Ele não se recorda do teor do documento. Assinou porque outros estavam assinando, afirma

O deputado Tiririca falou ao site de VEJA enquanto voava de Brasília para São Paulo. Ele não precisou apresentar documento de identidade ao embarcar. “Já o conheço”, afirmou o comissário de bordo. A conversa foi interrompida algumas vezes por sua esposa, Nana Magalhães, que procurava... lapidar suas repostas:

O senhor já descobriu o que faz um deputado federal? Ainda não. Estou meio “perdidão”, chegando agora. É tudo muito novo, mas aos poucos vou me adaptar, se Deus quiser...

Mas o senhor já assinou até pedido de abertura de CPI, não? Assinei algumas coisas, mas de cabeça assim não sei dizer o que era. Foi muita coisa que a galera toda assinou, ou seja, vários deputados.

Como foi a chegada ao Congresso Nacional? Foi normal. Eu já esperava que as pessoas se aproximassem de mim, por ser o mais votado do país. Todos queriam me conhecer no gabinete, foram filas e filas de pessoas para tirar foto e desejar boa sorte. Foi bacana.

Deu muitos autógrafos? Sim, mas continua sendo só “Tiririca” mesmo. Não coloquei a palavra “deputado” na frente.

Como foi a primeira semana de trabalho? Muito legal. Fui bem recebido pelos colegas e orientado também por alguns, que me desejaram sorte. Eles tiraram fotos e mandaram recado de otimismo de suas famílias. 

Que conselhos o senhor recebeu de seus pares? Para que eu ficasse tranquilo, já que há muitos outros novatos na Câmara. Acho que são mais de 200.

O senhor já conversou com outros novatos? Com o Romário, o Popó e outros lá do Maranhão e do Piauí. Eles estão igual a mim, todos meio perdidos.

O que o senhor espera para as próximas semanas? A mesma loucura e assédio que foi essa semana. Vai demorar para isso acabar, porque muita gente quer me conhecer, tocar, desejar boa sorte. Os funcionários da Câmara também me procuram muito, muito, muito. Com o tempo, vai dar para atender todos.

Em termos de trabalho, que projetos pretende apresentar? Tenho umas coisas na cabeça, mas estou estudando ainda, junto com o partido. Quando houver oportunidade, apresentarei o texto.

É possível adiantar as áreas em que se situam essas ‘coisas na cabeça’? Educação e também cultura, que tem tudo a ver com a minha cara. Vai sair algo legal por esse lado. Também vou incluir projetos para humoristas, atores, artistas de circo e cantores. A cultura abrange muita coisa, se Deus quiser vai dar certo.

O senhor pretende trabalhar para o fim da corrupção? Não pensei em nada disso ainda. 

Como a eleição mudou a sua vida? Mudou tudo. Eu não usava terno e gravata, agora tenho que usar. Tudo é muito novo para mim.

O senhor já decorou o gabinete? As primeiras coisas que pendurei foram um chapéu de couro e um chocalhozinho para representar bem o Nordeste. Acho isso bacana.

E de onde o senhor trouxe esses objetos? Ganhei de presente do meu avô. O chocalho é de uma cabra, porque meu avô criava cabras. Ele me deu de presente quando era pequeno e guardo como um amuleto para dar sorte.

O senhor pretende seguir carreira política? Ainda não sei. Vamos ver.

Revista Veja, por Luciana Marques



Em um blog chamado Opus Iuris de Francisco Falconi (http://franciscofalconi.wordpress.com) encontrei esta reportagem e acredito ser interessante para minha proposta de postagem.

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral, o humorista Tiririca foi o mais votado candidato do Estado de São Paulo  para o cargo de Deputado Federal, contando com exatos 1.353.820 votos. Aliás, no Brasil, nunhum outro postulante à Câmara dos Deputados obteve tamanha votação. Tudo isso já era esperado, afinal, as propagandas do palhaço cearense tiveram grande destaque no youtube e na imprensa em geral.
Não é de hoje que artistas populares, jogadores de futebol e outras figuras excêntricas são eleitos para cargos relevantes. Poderíamos citar uma enorme lista, mas é melhor poupar o leitor dessas embaraçosas lembranças.
Evidentemente, é péssima para o funcionamento do Poder Legislativo a eleição de pessoas, destituídas de cultura geral, ideias, planos e ações concretas para o futuro. Tiririca será apenas mais um parlamentar que não terá consciência daquilo está votando. Não compreenderá o que é “emenda aditiva”, “quorum qualificado” ou “crédito extraordinário”. Seguirá apenas as orientações das lideranças do governo de plantão em troca de alguns favores.
Contudo, aqui entra um detalhe fundamental: no voto, o sentimento fala mais alto que a razão. Muitos dizem: “votar em Tiririca é um ato de protesto contra a corrupção e os políticos em geral”. Sem dúvida, diversas pessoas votaram no “abestado” para demonstrar insatisfação contra o sistema eleitoral. Mas não é apenas isso. Em outros casos, o voto em Tiririca baseou-se em sentimentos de carisma e empatia . Muito mais  do que as idéias, o que importa para o eleitor médio são as pessoas, sejam elas amigos, palhaços, religiosos ou artistas. Bem ou mal é assim que funciona a Democracia brasileira.


Postado por Emanuelle Mandu Gaia.

28 comentários:

  1. A candidatura de Tiririca hoje já deputado federal não é uma afronta ao Congresso, mas sim aos brasileiros, que não conta com órgãos competentes para impedir a candidatura de pessoas sem experiência, conhecimento, ética profissional e principalmente conhecimento político para pensar no bom futuro do Brasil. Mas quem são os culpados por isso? Os políticos? Nós mesmos? Ambos talvez. Palhaço por palhaço, ao menos Tiririca é um de verdade. E só espero que ele valorize os seus 1,3 milhão de eleitores e que faça por merecer a confiança de todos os que votaram nele.

    ResponderExcluir
  2. Com essa candidatura e vitória do deputado federal Tiririca, mostrou a mais bela face da democracia,onde todos tem o direito de eleger seu representante, agora esses 1,3 milhões de ignorantes e sem ética, tem o seu representante à altura. Pois a culpa desse absurdo não é do deputado Tiririca e sim do povo que o elegeu e dos orgãos competentes que permitiram que essa candidatura fosse adiante mesmo sabendo que o mesmo é incapaz.

    ResponderExcluir
  3. Tema controverso esse Manu, fica pelo menos em minha cabeça o que pensar sobre esse assunto, que existem um 1,3 milhões de pessoas desprovidas de qualquer conhecimento político ou a verdadeira nua e crua verdade sobre o legislativo. Entendo por fim que “Tiririca” encontra-se como sendo um bode expiatório de interesses exclusivamente s políticos.

    ResponderExcluir
  4. É claro que todas as pessoas tem o Direito de votarem em quem acharem devido, mas concerteza Tiririca deveria estar fazendo humor que é o que realmente sabe fazer e não estar no congresso nos representando... Que tipo de política é essa? Por causa de eleitores que simplesmente votam em qualquer um sem se quer analisar qual o tipo de pessoa que realmente precisamos pra nos representar, agora além de políticos corruptos temos um palhaço também. Vamos ver aonde o Brasil vai chegar se continuar assim?

    ResponderExcluir
  5. Não acredito Sandro que este seja um tema controverso, o que eu expus foi a incapacidade que tem o então Deputado Federal, que mesmo ao assumir a pasta com toda a inelegibilidade que cerca esta eleição ainda não teve a competência de entender qual função deve exercer. Entendo que o mesmo possa ser capaz de delegar de forma competente desde que se proponha a aprender, pois está no Congresso para nos representar não para dar autógrafos e achar graça do que acontece. No fundo ao que me consta é que o Deputado "Tiririca" está rindo da nossa cara. Quanto aos 1,3 milhões de votos já era visto que o povo brasileiro, revoltado ou não, simpatizante ou de um carisma grande pelo "Tiririca", iria elege-lo. O que me revolta é a 'deixa' do governo, que não está nenhum pouco preocupado se nossos representantes são capazes ou não!

    ResponderExcluir
  6. Manu concordo com voce, pois é como eu disse o Brasil não conta com órgãos competentes para impedir a candidatura de pessoas sem experiência, conhecimento, ética profissional e principalmente conhecimento político para pensar no bom futuro do Brasil. E nós ficamos a merce desse tipo de politico que acha q legislar é como cantar ou fazer humor. Acho que eles estao brincando com coisa serio e não estão dando conta disso. E quem sofre com tudo isso é nós povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  7. Vivemos em um Pais Democrático, mas será que todos estão usando a democracia como deveria? Diante da eleição de Tiririca vejo que não, precisamos que o Brasil ande pra frente, e não que pare no tempo ou volte para traz.
    Nada contra Tiririca, mas como o texto mesmo diz: “ Tiririca diz estar meio perdidão”. Então fica a pergunta: Será que até que ele se ache haverá tempo para contribuir com o Brasil?

    ResponderExcluir
  8. Diante de tudo isso que li e diante de tudo que se pode observar diariamente no cenário político do nosso país, acredito que não há nada mais vergonhoso. É claro que cenas desse nível aparecem todos os dias, mas essa em especial contou com falhas do início à consumação de uma candidatura completamente inaceitável. Bom, inaceitável não é o termo correto por que foi aceita por 1,3 milhões de brasileiros, diria então que incabível, pois o cenário político agora sim se igualou a um circo e o palhaço principal já foi ‘contratado’.

    ResponderExcluir
  9. Creio que não é de hoje que existem vários ''TIRIRICAS'' na política !!!
    Eu particularmente não acredito que a culpa seja dele, mas sim, da população que não possui conhecimento político. Já que estamos em uma democracia, a maioria decide quem será nossos representantes.
    Outro pensamento que tenho a respeito da política é, o Sistema foi criado para não ter rupturas, ele jamais irá ser derrubado, não há forma de acabar com ele, pode-se até diminuir,amenizar, mas extinguir creio que é muito complexo.

    ResponderExcluir
  10. Em verdade, é para isso que existe o sufrágio universal , quem somos nós para delegar se o ‘Tiririca” vai ter ou não competência para cumprir o seu mandato, é claro que apoiar essa eleição é um tanto infantil, já que estamos falando da política de nosso País, concordo em parte com as críticas aqui levantada, mas é esperar para ver, sempre o desconhecido nos remete medo... eu prefiro pensar que é por isso que ele esta “meio perdidão”

    ResponderExcluir
  11. Será mesmo que 1,3 milhões de votos são de eleitores revoltados com nossa política? Vejo esse número com muita tristeza, porque esse é o retrato do comprometimento e a responsabilidade de nossa sociedade, que estão prontas para criticarem e até se arriscam em solucionar problemas. Estou no meio político e digo com conhecimento, o descaso e a falta de interesse da sociedade em geral, principalmente dos jovens, que são futuros representantes políticos. Exemplo bem próximo, Quantos já participaram de alguma reunião de bairro, cessão na câmera, algum movimento beneficente, movimentos partidários? Não posso tapar o sol com a peneira, que a corrupção está um caos, mas tenho que ter esperança que o futuro de meus filhos, de nossas crianças, será melhor. Temos que exercer nosso direito de votar, e é nossa responsabilidade escolher pessoas capacitadas, éticas para nos representar, nosso país é lindo, maravilhoso, de um povo solidário, carismático, apaixonado, com um coração enorme. Não é possível que no meio de nos não tenha pessoas realmente merecedoras do nosso voto.

    ResponderExcluir
  12. É inaceitável que o Brasil esteja à mercê de tantos políticos desprovidos do conhecimento necessário para exercer um cargo de alta influência na vida social das pessoas, assim como o Tiririca. O que precisamos é de órgãos competentes para proibir a candidatura de pessoas não qualificadas para tal função, pois um político eleito que não sabe nem o que assina, nem qual a sua obrigação como deputado federal, não merece ser eleito com tamanha proporção de votos, falha na educação do Brasil que continua carente de conhecimento e cultura.

    ResponderExcluir
  13. Dependemos de melhorias em todas as áreas, tanto saúde como educação. E devemos frizar que decisões de alto escalão serão tomadas pelo palhaço 'Tiririca'. O Brasil precisa 'amadurecer' politicamente. Eles são autoridades e devem agir como tal, convenhamos que eles tomarão decisões que podem tanto favorecer, como prejudicar nossas acões diárias. Um assunto polêmico, e que deve ser sim debatido, pois dependemos de deputados como ele para desenvolver ações de melhoria para nossa população. O Palhaço deveria continuar como humorista, afinal ele atuava bem nessa área. Agora, autonomia e responsabilidade política na mão dele? O Brasil vai continuar com muitas 'falhas' em diversas áreas.

    ResponderExcluir
  14. Diante de tanta polemica na candidatura do Sr. Tiririca, pelo fato de ser sim ou não, analfabeto, mas alem de tudo é um ser humano, conseguiu cativar os brasileiros pelas suas brincadeiras simples de brasileiro nato, pois então diante de tantas indiferenças independente de sua postura, devemos nos perguntar porque milhões de brasileiros lhe oportunizou a defende-lo os seus interesses. Portanto não podemos julga-lo, se ao menos não o conhecemos a essência de sua dignidade humana;
    Obviamente que o sol nasceu para todos, mas a sombra e para poucos

    ResponderExcluir
  15. Vejo que é engraçado como as pessoas
    desejam ver melhorias nos estados e no país,
    pena que nao conseguimos colocar pessoas descentes e com grandes idéias e soluções para os maiores problemas do Brasil.
    Só espero que essas pessoas que votaram no "Tiririca" vão atras para ver quais melhorias e resultados ele está nos proporcionando.
    E não pensem esses eleitores que ele vai acabar com a corrupção, pois como ele mesmo falou na ebntevista: "ainda nao pensei nisso".
    Ou seja, ele nao irá fazer nada, pois estará incluso na lista dos corruptos, como a maioria dos outros.
    Agora, como meros eleitores, o que temos a fazer é torcer para que essas pessoas sem estrutura, possam pelo menos expressar e colocar em série o que pensam, (se realmente pensam em alguma melhora).

    ResponderExcluir
  16. "Tiririca" com seu carisma, seu jeito brincalhão, acabou cativando muitas pessoas e que por fim acabaram elegendo.
    Acredito que todos têm o direito de votar em quem achar melhor, mas essa escolha foi absurda 1,3 milhões de pessoas, colocando uma pessoa que não tem capacidade e conhecimento para atuar como deputado federal. Como ele mesmo diz estar "meio perdidão".

    ResponderExcluir
  17. O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático. Nunca é demasiado lembrar da importância desse direito para a construção e o aperfeiçoamento de nossa democracia, decorrente de árdua luta por igualdade e maior dignidade de todo cidadão brasileiro. O voto consciente, crítico e responsável conduz ao legislativo, homens e mulheres que nos transmitem certa segurança para a garantia da democracia. Assim sendo, no meu ponto de vista, voto de protesto não passa de tempo perdido. Devíamos sim além de um grau de escolaridade mínimo dos políticos, lhes exigir mais honestidade, contudo sei que escolaridade não quer dizer capacidade, que a escola da vida pode parecer a melhor de todas, mas nos dias atuais, já não é o suficiente para auxiliar na tomada de decisões que influenciam na vida de milhares de pessoas. Se até para gari exigem escolaridade, porque não para os políticos?????

    PS: reservo-me no direito de ainda poder responder esse post pelo dia em que ele foi postado.

    ResponderExcluir
  18. A corrupção no Brasil chega a tanta, que os nossos eleitores já não sabem mais em quem votar, alguma porcentagem desses votos seria de protesto, a outra grande maioria dos votos seria das sociedades mais carentes, e com o mesmo nível de conhecimento de Francisco Everardo Oliveira uma educação falhada, ou semi-analfabetos. Temos como exemplo, aqui em Sorriso, um antigo vereador com um alto número de votos, que se encontrava na mesmo, talvez essa população mais carente, desprovida de conhecimento, vota em candidatos que possuem esse perfil, com a esperança de serem vistos por eles, por se enquadrarem no mesmo padrão de vida que tiveram ou ainda passam. Infelizmente é óbvio que “Tiririca” ainda está “meio perdidão”, sua atuação não nos leva a crer que ultrapassará isso, ele não se encaixa nos padrões que um deputado tende possuir para se eleger a tal cargo. E o que também acontece no Brasil candidatos querem utilizar sua imagem profissional e de fama para atingir seus objetivos, “Tiririca” não estava sozinho, com certeza não foi perdendo tempo que o chamaram para participar das eleições como candidato a deputado, infelizmente nossa política é assim, o que resultou em 1,3 votos para o então deputado “Tiririca” totalmente despreparado para tomar decisões que afetam a todo o momento a vida da população em geral...

    ResponderExcluir
  19. Diante do artigo postado podemos observar, o tanto que a população esta desorientada, pois não se importão com a minima de saber se os candidatos tem ou não capacidade de exercer o cargo ao qual quer se eleger.

    ResponderExcluir
  20. "Tiririca" só ganhou pelo seu carisma e por que a população acredita que por ele ser uma pessoa humilde ele poderia ajudar,pois acredito que todos estamos muito desiludidos com a política no país. Mais penso que ele não deveria ter esse papel tão importante que é o de ser nosso representante, pois na entrevista ele diz que "assinou uns papéis mais não sabia o que era, pois como viu todos assinando assinou também"
    como uma pessoa assim pode nos representar, se mal sabe o que deve e planeja fazer!

    ResponderExcluir
  21. como a clesiane disse , palhaço por palhaço, ele é um, na verdade, acho q quem ta la , nao faz muita diferença..se é uma pessoa estudada , ou ''popular'', deveras é vergonhasa a entrevista dada a revista veja ! Entretanto acredito que essa quantidade significativa dos votos tenha sido uma especie de ''revolta dos eleitores''!

    ResponderExcluir
  22. A candidatura de tiririca foi uma surpresa para todos, ainda mais com 1,3 milhões de votos, todos se perguntam, ele conseguiu pelo seu carisma, simpatia, palhaçadas ou os eleitores apenas anularam seus votos? Para alguns isso foi uma vergonha diante de uma pessoa que ao ouvir de todos não sabia ler nem escrever. muito preconceito.

    ResponderExcluir
  23. "TIRIRICA... PIOR DO QUE ESTA NAO FICA"

    esse foi o melhor slogan que eu já vi, além de alegrar o horario politico nos canais onde repercutiu foi a maior crítica ja feita a todos os nosso querido representantes...
    Falaram que ele era analfabeto, acho que esqueceram-se do Lula que foi mais do que um Deputado (2 vezes)...
    Falaram que ele nao sabia nada de política, acho que esqueceram-se do "Clô"...
    se ele (tiririca) é burro.. o povo é mais ainda, pois elegeram novamente o COLLOR, RORIZ, Roseane Sarney...dentre outros!

    ResponderExcluir
  24. A massa ignara aplaude em pé o retrato dos sapientíssimos eleitores, que elegem seus semelhantes para representá-los. Este é o culto a ignorância, a moda ditada pelo Brasil, a qual nenhuma outra nação ousa aderir.

    ResponderExcluir
  25. Eu não tenho nada contra a pessoa do Srº Francisco Everardo Oliveira Silva (PR/SP), o popular Tiririca, eleito Deputado Federal mais votado nas últimas eleções. É a mais pura e legítima manifestação da democracia, o direito do povo decidir que vai ser os seus representantes. Mas eu acho que o povo deve escolher representantes com mais capacidade, a matéria constitucional exige mais preparo. É uma pena que os nossos eleitores, ao dar um voto de protesto, deixa uma cadeira vaga na Câmara Federal.

    ResponderExcluir
  26. No âmbito social que vivemos a eleição do Sr. Francisco Everardo Oliveira Silva ou vulgo “Tiririca” não me surpreendeu de nenhuma forma, como podemos cobrar responsabilidade democrática por parte dos eleitores onde em sua maioria são déficit de conhecimento constitutivo.
    Fica mais do que claro a revolta do povo brasileiro nessas eleições, mas entretanto não é delegando poder a um leigo que vamos banir a corrupção no Brasil.

    ResponderExcluir
  27. A surpreendente quantidade de votos do Sr. Francisco Everardo (Tiririca), reflete a indignação de uma sociedade perante a política nacional, creio não ser por simpatia ao palhaço nem ao seu trabalho artístico, lembrando que nisso ele é um excelente profissional, mas um ato de revolta nacional, sem pensar na consequência do peso do voto individual num montante que o fez o deputado mais votado. Cada cidadão tem carregar consigo a consciência e a consequência do poder do voto democrático, me parece que diante das eleições esquecemos que está nas mãos de quem elegemos todas as decisões de nosso país.

    ResponderExcluir