domingo, 16 de janeiro de 2011

Prezados alunos, aborda-se no Direito Constitucional I aspectos históricos, introdutórios, conceituais e teóricos da Ciência Constitucional e os direitos e garantias fundamentais. Mas qual a importância do Direito Constitucional? O Direito Constitucional passa a partir de agora a ser a janela pela qual se olha para o mundo e para o Direito de uma maneira geral, e não um espelho que é uma forma de olhar para si próprio. Segundo a Ministra Carmem Lúcia a Constituição é um objeto de cobiça, um objeto de desejo,  um bom exemplo alegórico de como a Constituição passou a desempenhar um papel fundamental na vida dos intérpretes do Direito de uma maneira em geral. Ademais, o Direito Constitucional alçado ao centro do sistema jurídico passou nas últimas décadas por um conjunto vertiginoso de transformações que mudou o modo como o Direito é pensado e é praticado no mundo romano-germânico de uma maneira em geral. No dizer de Luís Roberto Barroso: "a jurisdição constitucional deve ser exercida como a vida deve ser vivida, com valores, com determinação, com uma dose de senso de humor, com humildade". Nesse sentido, em um primeiro olhar trago à vocês um artigo que merece reflexão para que sejamos intérpretes do Direito conscientes e atuais, pois o bom jurista é aquele que é ATUAL.
ATIVIDADE: Conforme exposto em aula, todos os alunos deverão postar um comentário, fundamentando-o, bem como colocando suas impressões pessoais, até o final da primeira semana de aula.

25 comentários:

  1. Sabemos e não é de hoje que acontecem essas barbáries com professores em sala de aula. Isso é inaceitável, mesmo assim em todo o Brasil professores na realização do seu trabalho, são desrespeitados e agredidos a todo o momento. Principalmente por ganhar um salário de miséria pra sobreviver...isso é o que nos deixa mais indignados. Enquanto isso os salários dos parlamentares e do(a)presidente são aumentados em quase 1oo%. E a dignidade desse professor que já ´´ é agredido em sala de aula e por conta de um salário de vergonha.. fica a onde?

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  2. Infelizmente essa é a realidade da grande parte das escolas e faculdades hoje, tanto o desrespeito com os próprios colegas quanto por parte do professor.
    Vemos isso não somente nas escolas Públicas mas também nas instituições particulares em um todo.
    Ao invés dos alunos e acadêmicos agradecerem por ter aquela pessoa que está nos ensinando e nos passando coisas boas e frutíferas, por ter o mínimo de competência para tal ensinamento, vemos hoje ao contrário do que deveria ser na realidade. Alunos tratam os professores como se fossem animais, ou até mesmo piores do que isso.
    E isso se deve não somente pela má educação em casa, mas sim, pela má educação do governo, que cada vez mais nosso país enfraquece em termos de educação. Ficando abaixo de muitos países.
    E nós, como acadêmicos de direito, temos que ter o mínimo de seriedade, respeito e compreensão para todos os que estão sempre ao nosso lado nos passando o máximo de conhecimento que podem, para começarmos por nós mesmos, as mudanças que queremos ver.

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  3. Atualmente, nas universidades brasileiras, lecionar acadêmicos é uma triste realidade, pois não há respeito entre discentes e docentes e a falta de interesse em sala é constante, a violência escolar está cada vez mais, fazendo parte do dia-a-dia do acadêmico. E isso ocorre pela falta de limites, orientação desde infância. Nós acadêmicos devemos nos conscientizar que temos que respeitar o nosso superior, pois são eles que nos transmitem conhecimento, que tem paciência para nos ensinar e nos ouvir. E não são obrigados a passar por humilhação e intimidação, pois eles estão contribuindo pra o nosso aprendizado. é respeitando o próximo que se é respeitado.

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  4. O grande número de instituições de ensino superior, em particular de direito traz às vezes visões distorcidas da realidade.
    Gostaríamos de ser agraciado em estudar numa faculdade de renome, com alto grau de aprovação no exame da ordem, alias que esse quesito fosse quase infalível.
    Mas será que cabe as instituições de ensino além de boa formação acadêmica direcionada para sucesso profissional, ainda moldar o caráter ético dos acadêmicos?
    Acredito que a responsabilidade da formação ética é construída no seio da família, que vem antes do ingresso à sala de aula.
    Para construção de conhecimento é necessário que exista sim ética e respeito mútuo, sabendo, sobretudo que os êxitos e frustrações não estão diretamente ligados a nomes de instituições.

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  5. Acredito que a excelência acadêmica é formada por docentes e discentes e não só por uma das partes. De que adianta buscar uma instituição de ensino bem conceituada se na verdade a vontade de conhecer não será implantada no acadêmico, mas irá desenvolver-se conforme sua vontade. No entanto questiono se o que o educando busca hoje em dia é ser um profissional de sucesso ou ter um diploma? Apenar formar-se ou adquirir conhecimento? O professor tem a função de mediador e não de detentor do saber, entretanto o conflito existente trata de uma frustração acadêmica infelizmente muito comum, onde podemos notar que a incessante busca por status é mais importante do que a função inicial de estar em sala de aula, que é buscar contribuição para o desenvolvimento da própria mente. Trata o art. 1º inciso IV da Constituição Federal sobre a dignidade da pessoa humana, fundamento muito importante que tem sido muitas vezes esquecido. Onde está o direito de segurança de um professor que trabalha sofrendo ameaças, agressões físicas e psicológicas? Devemos ser francos com nossa própria mente e perguntar se o que buscamos é qualidade de ensino e saber ou se estamos a procura de profissionais, que nos deparamos durante nossa formação, para responsabilizarmos pela falta de interesse que há no caráter de um individuo que não respeita o nem o profissional ao qual está agredindo, nem a instituição, muito menos seus próprios interesses.

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  6. Na realidade este episódio só vem a confirmar que as pessoas estão perdendo seus valores morais e éticos,em todos os âmbitos, sendo em intituições de ensino, no trabalho e principalmente em casa.Deveriamos pensar e voltar um pouco ao passado, para resgatarmos esses valores e princípios que vêm se perdendo ao longo do tempo, e somarmos os mesmos aos dias de hoje, valores estes "antigos", mas essenciais para o convívio entre as pessoas.

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  7. Essa é uma realidade muito triste, mas esta presente em nosso dia a dia. Alguns acadêmicos em vez de aproveitar ao máximo o professor que esta ali para transmitir o conhecimento que precisam para se tornarem um bom profissional não se interessa e quando vêem as conseqüências jogam a culpa em cima dos professores; desrespeitando-os, muitas vezes partem até para agressão física.
    Nós acadêmicos temos que nos conscientizarmos que os maiores prejudicados somos nós mesmos. E afinal respeito é bom e todo mundo gosta.

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  8. O mundo de hoje esta cada vez cobrando mais das pessoas, alguém que não possui curso superior dificilmente consegue arrumar um bom emprego, mas muitos não valorizam as oportunidades que possuem, se um aluno reprova a culpa não é do professor, mas sim do próprio aluno. A reprovação faz parte da aprendizagem, pois mostra que o aluno não esta preparado o suficiente. Hoje o mundo não precisa de pessoas com curso superior, mas sim de bons profissionais.

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  9. Entendo que a agressão é resultado do comodismo por parte dos alunos, que exteriorizam sua frustração pela incapacidade de alcançarem boas notas, retornam essa frustração como agressão psíquica ou física como de certa forma esta na “moda”, devido às noticias constantes de agressões, estas que na maioria senão total de alunos que por pura falta de estudo e incapacidade obtiveram notas ruins, e culpam seus professores sendo sempre os mesmos culpados. Diz-se muito “Professor porque você não de meu um nota, sendo que a resposta é sempre a mesma, você que não tiro”. Cabe a nós como alunos tendo como exemplo casos como este fazermos um exame de consciência no momento de uma nota baixa, se a culpa foi do professor ou do aluno?

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  10. Acredito que não importa a idade da pessoa para que ela tenha que se preocupar com a sua conduta ética. Contudo, é uma difícil tarefa, em uma sociedade onde reina o capitalismo, o consumismo e a competitividade. No caso de universitários temos que frisar que eles devem ter uma postura ética ainda mais rigorosa, em virtude de poucos terem a oportunidade de cursar o ensino superior no Brasil. Entretanto, o estudante de direito deve ser aquele a se portar de maneira ética mais intensa, agindo de acordo com a moral e reprovando aquilo que vem de encontro à ética, por estar em um curso que tem por objetivo promover a Justiça. Acontece que, muitas vezes o aluno discorda do método de ensino do professor e o desrespeita chegando até a agredi-lo verbalmente ou pior, fisicamente. O valor do respeito está intimamente ligado ao princípio da dignidade da pessoa humana, sem ele é impossível conviver em paz com outras pessoas. Não estudando não se aprende, aprender a aceitar a responsabilidade de suas derrotas tão bem quanto suas vitórias sem culpar outra pessoa pode ser a chave para o sucesso. O sucesso nunca é o fim, e o fracasso nunca é definitivo. O acadêmico de direito tem grande responsabilidade na defesa da democracia, sendo determinante que essa defesa comece na própria universidade, sempre respeitando a diversidade de idéias

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  11. O professore de hoje é um ser de outro planeta, ser professor é mais que uma profissão é ser um guerreiro. Pode - se deduzir que os estudantes de hoje não se preocupam com os estudos. A lei do menor esforço tomou conta do país. E o pior que esse desinteressedos dos alunos vai prejudicar de forma cruel o futuro de crianças e jovens. A violência nas escolas não tem uma única causa, pois vários fatores contribuem para isso. Familias despreparadas, que não tem condições de dar as primeiras lições aos filhos, limites, respeito às pessoas e às diferenças. Acredito tambem que as leis brasileiras estão ultrapassadas e uma revisão criteriosa deveria ser feita. Em fim, colocar a culpa só no professor seria uma falha, pois toda a sociedade deve se empenhar e unir forças para melhorar o ambiente escolar.

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  12. Diante de toda esta realidade o que mais nos impressiona é a falta de atitude do Estado, podemos perceber que a inércia nos conduz a um túnel obscuro,Sabemos e sempre houvimos que os valores eticos para uma boa formação de pessoas compromissadas e aquele adquirido no seio da família, valores estes importantes na vida de um ser humano,Mas diante do assunto abordado notificamos uma inversão de valores, na qual nos preocupa, e nos deixa uma responsabilidade muito grande de se fazer algo

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  13. Falar desse tipo de conduta causa certo desconforto, pois é extremamente decepcionante ver que em uma sociedade tão evoluída quanto a nossa ainda existam vestígios tão seculares. A única explicação óbvia para esse tipo de atitude é que ao invés de evoluirmos mais estamos retrocedendo, mas que esse retrocesso está acontecendo de forma muito mais acelerada do que levou para avançar. Então, a conclusão que se pode chegar é a de que enquanto nós, estudantes de Direito, futuros aplicadores do mesmo, devemos ser exemplo de conduta aos demais estudantes. Esses por sua vez, independente do nível de ensino em que se encontram, devem fazer jus ao que lhes foi ensinado na base da sua vida em sociedade, que foi no meio familiar. E que por fim cada profissão seja venerada, que a arte de ensinar seja então valorizada como merece ser e que o respeito ao próximo não se perca nunca e sim aumente.

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  14. Ser professor hoje em dia é um sacerdócio, além de muita paciência, o mestre aufere parcos recursos, trabalha muito e ainda tem que contar com a sorte para não ser humilhado e agredido pelos próprios alunos, ou pai destes. Fato que é deveras lamentável!

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  15. Ser um profissional do ensino exige muita dedicação e um dom especial, uma vontade de formar pensadores, pessoas que irão fazer a diferença no futuro. Portanto é lamentável o acontecimento de um episódio como esse em Porto Alegre, claro, ninguém é impecável ao ponto de nunca errar mas essas quedas devem ser enfrentadas de cabeça erguida com determinação e profissionalismo.
    Acredito que as instituições de ensino buscam sempre o melhor para os seus alunos, mas uma formação não é feita somente de professores, e sim em maior parte pela pessoa interessada. Sempre haverá reprovação, pois não se consegue agradar à todos, mas devemos acatá-la da maneira mais pacífica possível.

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  16. Infelizmente é isso que ocorre no nosso cotidiano, quando não aceitamos os nossos erros e colocamos a culpa nos professores, dizendo que eles não tem capacidade para ensinar e até cometendo violência contra os mesmos, que apenas estão para nos orientar, a se tornar pessoas profissionais, com sabedoria.

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  17. Não é o primeiro fato que ocorre no país, os professores que vão a sala de aula para facilitar o estudo de acadêmicos ou alunos são reprimidos de forma ignorante. Todos estão vulneráveis a falhas e a erros, por isso que uma 'reprovação' não pode ser conceituada como um fracasso, e sim como um aprendizado para que o erro não aconteça novamente. É preciso orientar esses alunos de que a sala de aula é um lugar de aprendizado para a vida, e que um simples fato de reprovação não pode se tornar um caso de polícia.

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  18. Infelizmente agressão ao professor tem se tornando um tanto quando comum... Seja ela moral ou física, acompanhamos todos os dias em noticiários o quanto os professores vem sofrendo em sala de aula. O que acontece é que alguns alunos muitas vezes, não compreendem que o professor esta ali como se fosse uma ponte, ele nós mostra o caminho que devemos passar. O resto quem tem que correr atrás é nós... O quê esta faltando é respeito, uma auto-avaliação de cada um que esta ali em sala de aula...muitos acadêmicos só sabem julgar o método de ensino de nossos discentes, mas não analisam o seu comportamento em sala de aula, e suas inconveniências como aluno, é fácil para qualquer acadêmico entrar numa sala de aula e faltar com respeito com todos, não somente com o professor, sem pensar que o professor ta ali pra te instruir, que você depende dele e lhe deve muito respeito por isso. Uma reprovação não é motivo para se agredir ninguém é a hora de se reerguer e ver aonde você errou e não que “foi o professor que me reprovou” tudo tem limites e os problemas da vida não se resolvem com agressão. ‘‘Seja “a mudança que você quer ver”... Enquanto isso os pais jogam a culpa pela conduta desrespeitosa dos alunos para os professores ou o (governo), os professores para pais e continua tudo na mesma... O governo pode fazer muito é só querer, uma boa educação se molda desde o nascimento de uma criança é dever dos pais lhe proporcionar isso, está não é só uma tarefa deste ou daquele é muito mais além...

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  19. Infelizmente a educação no brasil esta cada vez mais precaria, uma vez que nossas escolas e universidades não há mais respeito entre dicentes e docentes, uma vez que isso não é so problema da familia mas também do governo.
    Crianças com uma boa base escolar possuem uma boa relação com os professores, e para se ter uma base escolar o governo deve disponibilizar esporte e lazer esducativo.
    Nos como estudantes de direito devemos começar a fazer a diferença se queremos ter bons resultados, respeitando tão somente nossos professores quanto nossos colegas.

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  20. É constrangedora a situação vivida por muitos professores em nosso país. Isso é inaceitavel, porém essa é a nossa realidade. Alunos deveriam apoiar e zelar pelo educador, que ali esta para lhe passar conhecimento, e tornar os acadêmicos futuramente profissionais. Atualmente lecionar vem sendo uma tarefa nada facil. Os alunos deveriam mostrar mais interesse em conhecimento, ao invés de ir para a instituição brincar, e ofender aos demais, e aos discentes.

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  21. Isso é um absurdo! Como sou de um tempo em que os professores eram efetivamente respeitados, até porque se faziam respeitar, não consigo aceitar esses novos tempos, quando professores e alunos passaram a vivenciar um relacionamento promíscuo, respaldado em "modernosas técnicas psicopedagógicas", nas quais liberdade é confundida com libertinagem. O que privilegia uma rotina cada vez mais informal e menos hierarquizada e acaba por exercitar uma convivência que paulatinamente vai deteriorando as relações, transformando-os em "coleguinhas".

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  22. É um absurdo que seja comum em varias escolas públicas e privadas esse tipo de desrespeito entre professores e alunos! Porque para ser professor não basta querer, tem que ter um dom e muitos alunos tem a sorte de ter professores ótimos e não à valorizam, pois pensam muitas vezes que os professores tem obrigação de ensinar.

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  23. A violência está em todas as partes da sociedade. E na área da educação não é diferente, infelizmente. A educação de uma pessoa deveria ser construida na familia e outra parte na escola, mas com milhares de familias desestruturadas cabe as instituições educacionais uma grande parte da educação de uma pessoa. Assim, nós devemos considerar muito os professores que de muitas formas, são responsaveis por formar pessoas e construir uma sociedade melhor. É muito triste ler uma notícia como esta do sul do país. Devemos refletir mais, valorizar mais os nossos profissionais da educação.

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  24. Na atual sociedade lecionar se tornou não apenas uma função mas como também um grande desafio. Os profissionais estão a mercê de todos os tipos de perigos e adversidades em seu dia a dia profissional.
    Hoje as instituições de ensino são conceituadas como formadora de pessoas capacitada para o conviveu em sociedade quando vale a pena lembramos que os primeiros responsáveis em introduzir estas pessoas em sociedade e ensinar as lições preliminares é a família.

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  25. A violência é uma realidade nas instituições de ensino, desde os anos inicias ás universidades. Isso é reflexo de um contexto histórico de uma sociedade que se tornou impaciente e violenta, que tem na educação uma "esperança" de uma sociedade mais justa e igualitária, porém a educação nacional registra níveis e números que nos assustam, e no cotidiano das instituições a violência aos professores e até mesmo entre os alunos aumenta cada dia mais. Eu como pedagoga, acredito que a educação pode mudar sim a realidade de um país, a qualidade de vida de uma sociedade, porém para isso são necessários muitos investimento em políticas públicas e reestruturação educacional em toda país, desde sua base até as universidades.

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